viernes, 19 de mayo de 2017

INVITACIONES DE LA OSPAAAL - Mensaje de la Secretaria General

 

 

De: Vania Barbosa [mailto:vania.barbosa55@gmail.com]
Enviado el: viernes, 19 de mayo de 2017 05:05 p.m.
Para: Feliu
CC: Ibis Alvisa González; Emilio Comas Paret; enug27@gmail.com; Ernesto Segovia; editorahistoria@ihc.cu; Embajada EPB; eladio; ricardogadea1@hotmail.com; ricardoluisroger@gmail.com; Ricardo Haesbaert; Ramón Carlos Romainville; reneglez56@yahoo.com; Robles Manuel; Raymundo Reynoso; Relaciones Internacionales UPEC; redaccion@juventudrebelde.cu; Marisol Gonzalez Perez; Graciela Ramirez; Tatiana Coll Lebedeff; Telma Araújo; totalcaribbean@enet.cu; césar navarro; tato alvarez; Pablo Noa Noa; infoicap@icap.cu; ifardales@rhc.cu; internacional@juventudrebelde.cu; informacion@granmai.cip.cu; oquendo@rhc.cu; pablo@canabrava.com.br; presidencia@icap.cu; pablo_monsanto@yahoo.com.mx; petrich.destelado@gmail.com; promocion@albacultural.cult.cu; percy; prensa@icap.cu; alfernandez@telesurtv.net; acjmrs Associação Cultural José Martí; alina@rreloj.icrt.cu; administracion@tricontinental.cu; alcidesclean@gmail.com; albertoanaya@partidodeltrabajo.org.mx; AlbaComunicacionCuba@cmlk.co.cu; Secretaria Embajador Guatemala - Cuba; Sayonara Tamayo Arjona; Sandra Geraldine Alvarado Ramirez; Sandra Moran; Sheyla Parra Kuper; secretariadir@albacultural.cult.cu; director@bohemia.co.cu; Director A. Latina; diroh@enet.cu; direccion@radiorebelde.icrt.cu; digital@juventudrebelde.cu; flopez@telesurtv.net; Fedora Lagos; Francy Bazurco; funidiaz@yahoo.com; fmoros@enet.cu; frdez@rhc.cu; gracielaramirezcruz@yahoo.com.ar; Gabriela Montaño; hedelberto@yahoo.es; jornalista.vanessa.silva@gmail.com; Jorge Luna Mendoza; Jorge Hernández Martínez; jdsantos@enet.cu; Jorge Soto; Joel Suarez; Alfredo Elias; kenia@icap.cu; lucyromero@cubarte.cult.cu; lucia@icahd.org; llanisca@cmlk.co.cu; Luis Rene Fernández Tabio; liset@enet.cu; cultura@pe.embacuba.cu; Carmen Diniz; Maira Romero Bermúdez; cuauhtemoc.sandoval@congreso.gob.mx; centropablo@centropablo.cult.cu; canal@acn.cu; Cine Radio y Televisión; victor.chirinos@parlatino.org.ve; vicepresidente@ihc.cu; bamion@tricontinental.cu; betsy; bebalopez; bukaroski@icloud.com; bmartinez@feu.ujc.cu; Noel Dominguez Morera; nestorpardino@yahoo.es; Nestor Garcia Iturbe; Nidia Diaz; nacional@trabaja.cip.cu; Maurice Feliu; mishichurry@yahoo.es; mlucia@patrimonio.ohc.cu; mochagarcianaranjo@gmail.com; movpazri@enet.cu; Casa de África; Lourdes; mario
Asunto: Re: RV: INVITACIONES DE LA OSPAAAL - Mensaje de la Secretaria General

 

Luíz Müller Blog

Espaço de divulgação de textos e ações que defendem trabalho decente no Rio Grande e no Brasil

Pesquisa [          ]

Menu

Santiago Feliú,intelectual cubano, estará em Porto Alegre para lançar "Canto Épico a ternura", homenagem a Che Guevara

Publicado em maio 16, 2017Luiz Müller 

 

 

Santiago Feliú

A Associação Cultural José Mari/RS e o Coletivo de Jornalistas Brasileiros Amigos de Cuba/Coordenação/RS recebem, entre os próximos días 1º a 7 de junho, o historiador e jornalista cubano Santiago Ronaldo Feliú Miranda para uma série de atividades, como a X Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba e o lançamento do livro "Canto Épico a la Ternura", uma homenagem a Che Guevara, nos 50 anos que marcam o seu assassinato na Bolivia, em 9 de outubro. Com 285 páginas, a obra tem 158 canções de 100 compositores de 17 países, compostas e interpretadas após a morte do lider internacionalista. O evento terá apresentação dos músicos gaúchos Leonardo Ribeiro; Ernesto Fagundes, Liane Schuler; Demétrio Xavier; Marisa Rotemberg; Mário Falcão, Pablo Lanzoni e Talo Pereyra .

O ideário de Che será tema dos debates que marcam as atividades Guevarianas realizadas em todo o mundo durante este ano, e seguem até 14 de junho de 2018, quando Che completaria 90 anos. Feliú também vem ao Brasil para ressaltar o legado deixado por Fidel Castro aos cubanos, e a solidariedade de Cuba aos povos do mundo após a Revolução vitoriosa de 1959.

No RS o jornalista terá, ainda, atividades com cartunistas para a elaboração de uma exposição sobre Che; entrevista e debate com alunos da Unisinos; ministra aula para alunos de Cooperativismo do MST, no Instituto de Educação Josué de Castro, em Veranópolis; participa de um debate no Sindicato dois Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors; participa do Seminário Cuba e as Brigadas de Solidariedade, em Gramado e de uma conversa com comunicadores de movimentos sociais. Ainda terá encontros com representantes de frentes políticas e de entidades acadêmicas do Estado. Muitas das atividades serão registradas por meio de entrevistas já agendadas por mídias sociais, sindicais, políticas e comerciais.

Santiago Feliú é repórter da Revista Tricontinental e realizador de audiovisuais da Organização de Solidariedade dos Povos da África, Ásia e a América Latina – OSPAAAL, que a mais de 50 anos presta solidariedade aos países, em especial aqueles cujos povos estão ameaçados em sua soberanía e autodeterminação. Ainda como repórter fez parte do grupo de imprensa do presidente Fidel Castro, em suas viagens.

É graduado no Instituto Pedagógico Enrique José Varona, com especialização em História e Marxismo, e tem pós – graduação e mestrado em Movimento Obrero Internacional. Foi fundador da primeira Escola no Campo de Cuba (ESBEC) "8 de octubre", en 1969, e professor chefe da cátedra, secretário docente, sub- diretor e diretor de Vocacional LENIN e outras ESBEC, em Havana.

Atuou em Metodología Municipal e provincial e professor titular do Movimento Obrero e Comunismo Científico – CUJAE – (1981/1984). Foi chefe do Departamento América do Centro da Ásia, África e América Latina CIAAAL, da Academia de Ciências de Cuba, funcionário do Departamento América do CC.PCC  e professor do Instituto Internacional de Periodismo José Martí (IIPJM). Como diplomata e pelo CC.PCC representou Cuba nos seguintes países: Panamá (1987); Colombia. (1994); Bolivia. (1999/2003) e na Guatemala (2005 /2010):

Em 1995 recebeu o Prêmio Iberoamericano de Ética, pela investigação jornalística sobre Che Guevara, e pela importância das suas obras audiovisuais foi seleccionado, em 2010, para fazer parte da União de Escritores e Artistas de Cuba – UNEAC.

De sua autoria foram publicadas as obras "Latinoamérica le Canta al Che Guevara" (1995) e "Nacieron al Mundo" (2014. Realizou oito documentários sobre Che, Equador, Bolivia e Los 5 (Os Cinco antiterroristas cubanos presos nos EE.UU), e 40 vídeo clips de conteúdos políticos.

Em sua permanencia no Brasil Feliú deverá destacar o trabalho conjunto que vem ocorrendo entre a OSPAAAL, a Federação Mundial de Juventudes Democráticas – FMJD e a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes – OCLAE, para a organização das atividades de celebração do Centenário da Revolução de Outubro e para a realização do XIX Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que ocorre em Sochi, na Rússia.

A agenda no RS confirmada até esta data

01/06 – QUINTA-FEIRA

 TardeEntrevista Sul21

02/06 – SEXTA-FEIRA

 Manhã:

 Tarde: 14h Participação no Programa Cena Musical da TVALRS, com a participação de músicos convidados

 Tarde: Às 16h30, entrevista PTSUL, na ALRS

Noite:  A partir das 19h, UNISINOS – Entrevista Rádio Unisinos, e após debate com alunos da comunicação.

03/06 – SÁBADO

Manhã: Das 9 às 12h –  X Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba

Local: SinBancários – R. Gen. Câmara, 424 – Centro Histórico –  Porto Alegre

Tarde: A partir das 14:30 – Encontro com a Frente Gaúcha de solidariedade ao povo Palestino

 Noite:  às 19h –  Encontro com cartunistas gaúchos para uma conversa sobre o ideário de Guevara, e a sua relação com a OSPAAAL, ocasião na qual os cartunistas elaboram cartoons para posterior exposição sobre o Che.

 LocalClube de Cultura

 04/06 – – DOMINGO

 Manhã: Das 09 às 12h – Seminário Cuba e as Brigadas de Solidariedade, e a fundação da ACJM/Gramado

Local: Câmara de Vereadores

Gramado/RS

05/06 – SEGUNDA – FEIRA

Manhã: Livre

Tarde: às 14h30, encontro com o professor Mathias Luce/ IELA/UFRGS

Noite: às 19h – Debate no Sindjors sobre Comunicação e Democracia, com os jornalistas Celso Schröder e Moisés Mendes.

Local: Rua dos Andradas, 1270 – Centro Histórico, Porto Alegre

 06/06– TERÇA – FEIRA

 Manhã Livre

Tarde: Livre

Noite – às 19h – Lançamento livro " CANTO ÉPICO A LA TERNURA ", com a apresentação dos músicos Ernesto Fagundes; Leonardo Ribeiro; Talo Pereyra (falta confirmar), Liane Schuler, Demétrio Xavier, Marisa Rotemberg, Mário Falcão e Pablo Lanzoni,

Local: Centro Cultural Érico Veríssimo- Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico, Porto Alegre

7/06- QUARTA – FEIRA

Manhã/tarde – Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), em Veranópolis, para ministrar aula aos alunos do MST, do Curso de Cooperativismo "Fidel Castro".

08/06 – QUINTA – FEIRA

 Início viagens para Florianópolis, Baixada Santista e Belo Horizonte, para participar das Convenções Estaduais e Nacional de Solidariedade a Cuba, do lançamento do livro "Canto Épico a la Ternura", e outras atividades com entidades políticas, educacionais e sociais dos estados.

 

2017-05-18 18:25 GMT-03:00 Feliu <prensa@tricontinental.cu>:

 

 

De: Lourdes [mailto:jefa.politico@tricontinental.cu]
Enviado el: jueves, 18 de mayo de 2017 15:34
Para: 'Evita'; 'Feliu'
Asunto: INVITACIONES DE LA OSPAAAL - Mensaje de la Secretaria General
Importancia: Alta

 

 

 

 

Compañeras y compañeros:

 

El próximo domingo 21 de mayo, arribará a Cuba una delegación de la Fundación Agostinho Neto de Angola, encabezada por la Sra. Maria Eugénia Neto, Presidenta de la Fundación, especialmente invitada para la ceremonia de condecoración con la Orden de la Solidaridad "El Mehdi Ben Barka" al primer Presidente de la República de Angola independiente, Dr. Antonio Agostinho Neto. Dicha ceremonia tendrá lugar el martes 23 de mayo  a las 10:30 horas en el Memorial José Martí de la Plaza de la Revolución.

 

Adicionalmente, el propio martes 23 de mayo a las 15 horas, en la Casa de Africa (ubicada en la Calle Obrapía No. 157 esquina a Mercaderes, Habana Vieja) se proyectará el documental "Cubanos hablan de Agostinho Neto", audiovisual producido por la Fundación para estrenar en esta visita a Cuba. Y el video clip "detrás del mar queda el soldado" del realizador Santiago Rony Feliú sobre la canción homónima de Vicente Feliú, dedicada a los luchadores africanos por las causas justas en estos 50 años de la revista Tricontinental.

 

Con el deseo de que los medios de prensa puedan acompañarnos en la cobertura de estos dos momentos importantes de la visita, los cuales forman parte de las celebraciones por el Día de África, les extiendo un fraterno saludo,

 

Lourdes Cervantes

Secretaria General